Violência e Caos em Myanmar
Myanmar (Birmania) é uma das maiores nações Budistas do mundo, é uma nação marcada pela violencia e caos, e nosso coração chora por eles.
Dia 1 de fevereiro, o exército de Myanmar deu um golpe de estado, alegando que o resultado das eleições de novembro de 2020, na qual o partido democrático ganhou, não eram válidos. Os militares declararam o estado de emergencia durante um ano e prenderam os líderes dos partidos democráticos.
Imediatamente, as protestas contra o golpe começaram na cidade de Yangon e em outras partes do país. O exército tem respondido com violência severa. Nos últimos três meses, incluindo crianças e jovens, mais de 700 pessoas morreram em todo o país e mais de 3.300 pessoas foram presas. O acesso às comunicações telefónicas e internet foram restringidas de maneira severa, ou cortada completamente. Em abril, Fizeram um pedido de evacuação aos expatriados, inclusive aos missionários transculturais.
Depois de um ano de luta econômica em Myanmar devido a pandemia mundial pelo COVID-19, o golpe aprofundou a crise financiera, com o crescimento da perda de trabalho e aumento de preço dos alimentos. As Nações Unidas antecipam que entre os próximos três a seis meses, milhões de pessoas passarão fome e não poderão comprar alimentos. Aproximadamente 250.000 pessoas foram deslocadas, muitas delas fugiram de suas casas devido à ataques militares terrestres e aéreos. A situação atual também tem potencial para causar um deslocamento ainda maior de refugiados ao longo da fronteira da Tailandia.
Em uma cidade, um grupo de cristãos se mudaram pro edifício onde se congregam, por segurança, já que as paredes são mais grossas que a das suas casas. Úna-se conosco este mês, e oremos por Myanmar e pelos nossos irmãos e irmãs em Cristo que estão sofrendo.